terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos do Piauí realiza Audiência Pública em Luzilândia.



No Brasil, a Secretaria Especial de Direitos Humanos, vinculada à Presidência da República, criou em maio de 2003, o Comitê Nacional de Direitos Humanos. Esse Comitê reúne especialistas da área e teve como primeira missão elaborar o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH), objetivando estimular o debate sobre os Direitos Humanos e a formação para a cidadania no Brasil. No Piau, em setembro de 2006, foi criado o Comitê Estadual em Direitos Humanos, formado por organizações governamentais e não-governamentais além de representantes de vários setores da sociedade civil, com vista à formação de cidadãos capazes de conhecer, defender e promover os Direitos Humanos. O ano de 2008 foi marcado pelas comemorações dos 60 anos de promulgação da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), nesse sentido foram realizados vários encontros estaduais e o I Encontro Norte-Nordeste de Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos.
Dia 06 de fevereiro (sábado) no Auditório do SINTE-PI em Luzilândia, aconteceu uma Audiência Pública para criar o Comitê Municipal de Educação em Direitos Humanos no nosso município. Estiveram presentes Maria de Lourdes R. L. Nunes Professora da UFPI e Coordenadora do Movimento Nacional dos Direitos Humanos e Conselheira do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, onde falou sobre A educação em Direitos Humanos e enfatizou a importância da criação de um Comitê em nosso município.
Tamyres Rocha Lima Bona, Jornalista e Representante do “Centro de Defesa dos Direitos Humanos Neuzinha Machado”, ensinou como redigir textos jornalísticos e de como fazer textos na web.
Francisca das Chagas Silva, Artesã e representante da Associação das Prostitutas do Piauí, falou sobre o seu trabalho na Associação, como entrega de preservativo nos ambientes, etc.
Hellen Matildes R. Sá Silva, Coordenadora do Comitê Estadual em Direitos Humanos do Piauí, falou sobre a importância do trabalho desse comitê.
Francisca Velozo, Estudante de Enfermagem da Novafapi, falou sobre a importância dos cuidados que devemos ter para evitarmos a DENGUE, e sobre os diversos tipos e sintomas desta doença.
Estiveram também presentes Rinvânia Silva, Professora e Representante da Fundação Marica Saraiva. Antonio Luis e Ana Amélia como voluntários.
O Comitê Municipal foi formado por várias representações, como professores, estudantes, associações, sindicatos e outros.
Foi feita distribuição de material a todos os participantes;
- Declaração Universal dos Direitos Humanos;
- Folheto sobre a doação de medula óssea;
-Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos;
-Revista em quadrinho do Ziraldo sobre os Direitos Humanos

Nenhum comentário: