terça-feira, 18 de janeiro de 2011

31º CONGRESSO NACIONAL DA CNTE

O 31º Congresso Nacional da CNTE teve uma pauta extensa e intensa sobre os novos rumos da educação no governo da Presidente Dilma. "Temos uma grande luta pela frente pelo Plano nacional de Educação e para isso é preciso que o PNE ouse mais, disse o presidente da CNTE, Roberto Granklin de Leão,segundo ele o momento é promissor para que "haja compromisso dos governos para que tenhamos uma uma educação pública de qualidade".
O PNE foi o tema principal da discussão do encontro que reuniu aproximadamente 2,5 mil participantes delegados(as) representantes de entidades ligadas a educação e ao movimento sindical. O evento contou com a participação de representanres de 25 entidades internacionais que prestigiaram o evento.

Para o secretário adjunto do MEC,Francisco das Chagas Rodrigues, o PNE é o grande tema de debate da educação para a ano de 2011, "é preciso que que o PNE dê sustentação ao sistema naciona de educação articulada no país" lembra que na posse , a presidente Dilma Roussef destacou que os profissionais da educação, tem que ser autoridades no país e "para isso é preciso formação, salário e carreira", reiteirou chagas.

Para a Secretária Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, o grande desafio dos (as) educadores brasileiros(as)passa também por transformar o PNE em "referência para estados e municípios, visando a valorização do educador", afirmou.


Duas publicações voltadas para a conscientização e a mobilização contra o preconceito racial foram lançadas no terceiro dia do Congresso: O caderno Antirracismo da CNTE, que reúne o conteúdo de palestras realizadas pelo Coletivo Antirracismo Dalvaniel Lellis e a cartilha "Igualdade Faz a Diderença",da CUT, sobre políticas para o combate à discriminação.

KIT PARA ENFRENTAR O PRECONCEITO E CONSCIENTIZAR

Os 20 Sindicatos participantes do programa AIDS da CNTE receberam, um Kit educativo completo de conscientização e enfrentamento da AIDS nas escolas. o lançamento contou com a presença de entidades internacionais, que destacaram a relevancia da educação de qualidade para um país.Uma educação pública de qualidade e a solidariedade entre nós é uma força podeerosa", afirmou Haldis Margrete, da UEN, da Noruega. Para joão Pedro, da Fecap de Cabo Verde, " o professor tem a oportunidade de transformar o amanhã de um país por meio da educação", avaliou.



NOVA DIRETORIA DA CNTE É ELEITA

Sinte-Pi contará com dois representantes na Confederação

Roberto Franklin de Leão foi reeleito presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação com 82% dos votos dos quase dois mil delegados credenciados que votaram no 31º Congresso Nacional da CNTE, realizado em Brasília entre os dias 13 e 16 de janeiro.

Com a vitória, Leão permanecerá no comando da CNTE pelo próximo triênio. Em seu discurso de posse, ele destacou a implantação efetiva do Piso Salarial dos professores e o PNE como bandeiras imediatas de sua nova gestão.

E mais uma vez o SINTE-PI consegue colocar a sua representatividade na CNTE. Paulina Pereira Silva de Almeida, presidente da regional de Oeiras foi reconduzida a um novo mandato, ocupando o cargo de 5ª Suplente da Diretoria Executiva da CNTE e Francisco Martins Silva, Presidente da regional de Uruçuí que vai exercer o cargo de 2º Suplente do Conselho Fiscal.

Confira algumas fotos









Nenhum comentário: